A História

O Centro Comunitário Paroquial de São Marcos (CCPSM) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de identidade cristã, fundada no ano de 2008, fruto da preocupação da comunidade paroquial com as famílias carenciadas da zona, tendo os respetivos estatutos sido aprovados pelo Patriarcado de Lisboa a 24 de Setembro desse mesmo ano.

O CCPSM rege-se por princípios e valores baseados na Doutrina Social da Igreja Católica Apostólica Romana.

O Centro Comunitário Paroquial de São Marcos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), canonicamente ereta, com personalidade jurídica no foro canónico e civil, pertencente à Paróquia de São Marcos.

Antes de constituída esta Paróquia, a assistência espiritual do lugar esteve a cargo dos padres Espiritanos da Torre da Aguilha, dos Padres da Consolata da Quinta do Castelo, e em 2000 e 2001 pelos padres Claretianos do Cacém.

O Centro é um serviço da Paróquia, com o fim de cultivar nos paroquianos a noção das responsabilidades sociais, motivando-os para as exigências cristãs da solidariedade, da partilha e comunicação de bens e, muito em particular, ajudando-os a dar resposta adequada às carências que eventualmente se verifiquem entre os habitantes da Paróquia, mediante sérias ações de assistência, promoção ou desenvolvimento, segundo as circunstâncias.

A Paróquia de S. Marcos é constituída por quatro aglomerados populacionais. Dois relativamente recentes: Urbanização de S. Marcos e Casal do Cotão e os outros mais antigos: bairro da Bela Vista e Bairro Histórico de S. Marcos. Este último nasceu à volta da Ermida e prolonga-se até à Encosta de S. Marcos. Este é um bairro tipicamente rural, a contrastar com os bairros novos. A Paróquia e Freguesia conta com cerca de 20000 habitantes. Visitaram esta Paróquia os seguintes prelados: D. José Alves, D. Carlos de Azevedo (em diversas ocasiões, especialmente para a celebração do Crisma) e  o Sr. Cardeal Patriarca, D. José Policarpo (em visita Pastoral a 27/04/2003).

O CCPSM está situado na aldeia de São Marcos, tendo uma extensão de atendimento ao público na urbanização do Casal do Cotão e outra na urbanização de São Marcos, mais concretamente no Centro Comercial, ambas enquadradas no âmbito geográfico da paróquia.
O Centro esteve “adormecido” durante algum tempo devido à mudança constante de Párocos. Em 2018, graças ao esforço e empenho de um grupo de cristãos voluntários que ao longo dos últimos anos já vinham a realizar várias iniciativas para angariar fundos com o objectivo de dotar a Paróquia de São Marcos com recursos tendo em vista o apoio social às famílias carenciadas e com o apoio do Padre Alceu Agarez, o projecto finalmente saiu do papel.

A 15 de Outubro de 2016 é inaugurado um núcleo no Casal do Cotão como extensão da Paróquia de São Marcos, começando a ser ali garantida a celebração eucarística cada domingo, além de outras actividades.

UM SORRISO, VALE MAIS DO QUE MIL E UMA PALAVRAS!

ESTAMOS JUNTOS!

Presidente da Direcção - Pe Alceu Agarez

Neste mesmo ano 2018, o grupo de voluntários decidiu, em primeiro lugar, “arrumar a casa” e elaborar várias estratégias de angariação de fundos financeiros e bens alimentares.

Foi então criado o Cartão Sócio do Centro Comunitário, com o intuito de criar uma ligação com a comunidade de São Marcos e o comércio local, ou seja, o sócio, identificado com o respetivo cartão, terá benefícios em alguns estabelecimentos locais, promovendo o sucesso das empresas contribuindo para a sua publicidade, e ao mesmo tempo promovendo a divulgação do Centro Comunitário e para ele contribuindo.

Sede do Centro Social Paroquial de São Marcos
O grupo do Centro Comunitário está dividido da seguinte maneira.

Assim o dito cartão será a novidade do ano 2019! No entanto, este grupo de voluntários está empenhado em ter algumas parcerias com os supermercados locais disponibilizando-se para a recolha de alimentos que, posteriormente, serão entregue às pessoas mais carenciadas.

O futuro, passa pela concretização do sonho de todos os paroquianos de São Marcos em ter a sua almejada igreja, cujas instalações contemplarão entre outra valências, um Centro Comunitário de apoio aos mais carenciados.
Já temos o terreno cedido pela Câmara Municipal de Sintra (direito de superfície), que se encontra situado na Urbanização de São Marcos.

Falta concretizar a implantação, que se tem caracterizado por uma enorme dificuldade, em angariar as verbas necessárias à realização de tal sonho.
No futuro, contamos com todos os apoios para a realização deste projecto. São Marcos é a nossa freguesia !

Terreno da Futura Igreja e Centro Social Paroquial